Vamos comemorar o Dia do Saci?

Oficinas de Bonecos / Reprodução Sosaci

Em algumas cidades brasileiras, o Halloween (31/10) foi substituído pelo Dia do Saci, com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro. Ao invés de monstros, bruxos, zumbis e fantasmas, nesta data o menino de gorro vermelho e uma perna só é o protagonista.

Nossa sugestão para este fim de semana é levar acriançada para curtir o Dia do Saci-Pererê na cidade de São Luiz do Paraitinga, primeira no país em que a data foi instituída em Lei Municipal.

Aliás, eles gostam tanto do saci que a festa já começou na semana passada, mas este fim de semana tem shows musicais, apresentações teatrais, oficinas e sarais. Tudo acontece nas charmosas ruas de São Luiz, com suas casinhas tombadas do Centro Histórico, bonecos de saci e decoração especial.

Segundo a lenda, o garoto de gorro vermelho e uma perna é muito brincalhão, diverte-se com os animais e com as pessoas. Na zona rural, ele trocava o açúcar pelo sal, azedava o leite, fazia tranças nas crinas dos cavalos e com a devastação da Mata Atlântica, ele invadiu a cidade e passou a esconder objetos e aprontar com suas brincadeiras.

Confira a programação completa da festa em São Luiz do Paraitinga (clique para ampliar).

 10659267_365451450283799_6880684743439077902_n

 


Comemoração, Dicas, Halloween e Dia do Saci