Receitas para fazer com as crianças

Bolo de Caneca

As crianças adoram observar os pais na cozinha, aliás, este é um momento em que a família está se preparando para as refeições. Curiosos e cheios de energia, os pequenos acabam oferecendo ajuda e, na maioria das vezes, recebem “não” como resposta.

A cozinha não é um ambiente seguro para os filhos, mas para agradá-los, nada melhor do que fazer uma tarde gourmet. Escolha uma receita que não precise de utensílios complicados e deixe com que os pequenos coloquem a mão na massa.

Lembre-se de explicar que para cozinhar é preciso ter sempre um adulto por perto. Se possível, marque um dia da semana para que vocês possam se divertir fazendo receitas especiais.

Você pode até incentivá-los a começar um caderno de receitas

Seguem algumas sugestões de receitas de micro-ondas.

Brigadeirão de micro-ondas

Ingredientes
1 lata de leite condensado;
1 lata de creme de leite;
4 colheres (sopa) de chocolate em pó;
3 ovos;
1 colher (chá) de margarina;
Margarina para untar a forma; e
2 pacotes de chocolate granulado para decorar.

Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem durante cerca de 3 minutos. Depois, despeje a mistura em uma forma de vidro untada com margarina e leve ao micro-ondas por 7-8 minutos em potência alta (dependendo da potência do aparelho). Retire do micro-ondas, deixe esfriar um pouco e leve à geladeira. Cubra o brigadeirão com granulado enquanto ainda está na forma ou, se quiser desenformar, deixe na geladeira de um dia para o outro, desenforme e cubra as bordas com o restante do granulado.

Bolo de Caneca de micro-ondas

Ingredientes
1 ovo;
3 colheres (sopa) de óleo;
4 colheres (sopa) de leite;
3 colheres (sopa) de açúcar;
3 colheres (sopa) de chocolate em pó ou achocolatado;
4 colheres (sopa) de farinha de trigo; e
½ colher (chá) de fermento em pó.

Modo de preparo
Em uma caneca, junte o ovo e o óleo. Em seguida, adicione o leite, o açúcar e o chocolate em pó. Mexa bem até incorporar todos os ingredientes. Aos poucos vá adicionando a farinha de trigo, sempre mexendo. Por último acrescente o fermento em pó e misture. Leve ao micro-ondas por 3 minutos. Não se assuste se a massa do bolo crescer e começar a ultrapassar os limites da caneca, ela não irá transbordar. Retire do micro-ondas e se desejar sirva com calda de chocolate.

Bolo de Coco

Ingredientes
4 ovos;
1 lata de leite condensado;
1 pacote de coco ralado; e
1 colher de fermento.

Modo de Preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador. Colocar a mistura em uma forma untada, destas com buraco no meio, e levar ao forno.

Bom apetite!


Dicas, Férias, Receita