Pula a fogueira iaiá…

decor-junina-7

É tempo de festa junina! Além da escola, um arraial caseiro para reunir familiares e amigos vai bem, já que o friozinho tomou conta das noites de junho! Com criatividade e a ajuda das crianças, a comemoração vai ser de arrasar!  Selecionamos alguns itens que não podem faltar numa festa caipira!

Decoração
Toda festa junina precisa de bandeirinhas! Seja de tecido, plástico e papel, misture diversas cores, estampas floridas ou xadrez. Para uma festa sustentável, aproveite páginas de jornais e revistas. A mesa principal merece atenção especial. Juta e chita são ótimas opções e têm tudo a ver com festa junina. Fitas coloridas, chapéus de palha e imagens religiosas de Santo Antônio, São João e São Pedro, que têm as datas comemorativas em junho, ajudam a compor a decoração tradicional.
Dica: reúna as crianças para ajudar com o trabalho manual das bandeirolas.

bandeirinhas

Comidinhas
Pipoca, cachorro-quente, pastel, pinhão e caldinho de feijão. Para adoçar o paladar, pé-de-moleque, canjica e arroz doce. Não podemos esquecer das delícias feitas com milho verde, como: curau, broa, pamonha, suco e o próprio milho verde.
Dica: peça a ajuda de todos os convidados, uma sugestão é que cada um leve um prato tradicional.

decora_o_de_festa_junina_25

Brincadeiras  
Festa junina precisa ter pescaria! Improvise com uma bacia ou piscina infantil, peixinhos em EVA ou cartolina e varinhas em arames rígidos ou ripas fininhas de madeira. Outra opção é utilizar garrafas PET para ser o alvo das argolas. O correio elegante pode garantir a diversão dos maiorzinhos.
Dica: deixe as crianças ajudarem nos preparativos, como: desenhar os peixinhos, fazer os cartões coloridos e preparar a garrafa PET para as argolas.

956d90_85e3a8fb8b594dcab520c476108cfac3

Para finalizar, separe músicas típicas! Pode até ter quadrilha! Boa diversão!


Comemoração, Decoração, Dicas