Por uma primavera mais florida

10492177_274181489445048_4079717522979664828_n_web

Para alegrar a estação mais florida do ano, nada melhor do que flores. Isso mesmo! Diariamente estamos postando um tipo de flor na nossa Fanpage, com a descrição da nossa amiga colaboradora Assucena Tupiassú, professora de jardinagem e paisagismo há mais de 20 anos.

“Estou tentando cumprir um desafio que fiz a mim mesma, de postar uma flor por dia por um ano, não sei se vou conseguir, mas a ideia é essa”, explica Assucena, que complementa: “Sempre falo para meus alunos que se eles estudarem uma planta por dia, em um ano já conhecerão muitas”.

Para que todos conheçam melhor a autora das postagens das flores, fizemos uma entrevista exclusiva com a Assucena Tupiassú.

1) Quando começou o seu interesse por flores?
Assucena – Desde sempre, logo que aprendi a andar cultivava hortaliças e flores com minha mãe. Sou bióloga, com três especializações: em Saúde Pública, em Controle Ambiental e em Ecologia, Arte e Sustentabilidade, mas na verdade o que sei, pelo menos o mais importante, veio da vivência de “jardinar” com minha mãe.

2) Qual é a sua flor predileta?
Assucena –  Difícil responder, mas talvez tenha um carinho maior pela Stifia, mas confesso que sou apaixonada por todas, apreciar flores alegra minha alma.

3) Conte-nos um pouquinho sobre o desafio de publicar uma flor por dia no Facebook.
Assucena – A ideia é postar uma flor bonita que tenha visto no dia, talvez isso seja o mais difícil porque me obriga a sair de casa, mas como eu adoro sair e observar as flores, tudo bem. Muitas pessoas me perguntam “Mas, tem 365 flores aqui?” tem muito mais, poderia até fazer duas flores por dia, só não tenho tempo. Uma amiga que mora na Suíça, ficou admirada de ter as 90 flores no inverno, na verdade temos muito mais. É bom lembrar que o Brasil tem a maior biodiversidade do mundo.

4) Quais as dicas para quem quer começar a cultivar flores?
Assucena – Os livros “Uma flor por dia” e “Da planta ao jardim”, ambos de minha autoria, ajudam a ter uma noção sobre o assunto. É bom estudar um pouco, pois muita gente planta espécies em locais incompatíveis. As plantas têm necessidades e temos que respeitá-las. Outro jeito é observá-las e associá-las ao local onde estão.

5) Quais são as melhores espécies para quem mora em apartamento?
Assucena – Plantas que em seu local de origem recebam meia sombra, plantas de pequeno porte que vivem na mata por exemplo, tem uma relação bem grande, mas é importante lembrar que são seres vivos, quando você adota, deve cuidar.

Clique aqui e confira a Fanpage “Uma flor por dia” ou aqui para a ir para a página da Papagueno e acompanhe as postagens das flores.


Bate-papo, Entrevistas, Facebook