Pequenos esportistas em ação

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Esta semana comemoramos o Dia do Esportista (19/2) e para homenagear a data selecionamos algumas atividades físicas indicadas para crianças.

Não se esqueça de levar em consideração a idade dos pequenos para não prejudicar o desenvolvimento deles.

O ideal é que a criança tenha contato com os esportes desde pequena, de forma lúdica, como uma brincadeira. Assim ela já vai demonstrando afinidade com o esporte de sua preferência.

Se você não sabe por onde começar, a natação é o mais indicado. Além de trabalhar o sistema respiratório e melhorar o desenvolvimento motor, o equilíbrio e a postura, na natação não existem regras.

Por volta dos cinco anos, seu filho já tem coordenação motora suficiente para dar braçadas, chutes ao gol e saques. Antes disso, nada de esportes que tenham regras e competição.

A prática de vôlei, futebol e basquete trabalham o aspecto psicológico, auxiliando a criança a trabalhar em equipe, conviver com diferentes tipos de personalidades, aprender a perder e ganhar.

O judo e caratê, por exemplo, trabalham muito a disciplina. São esportes individuais e altamente técnicos. Nem sempre o mais forte vence. A concentração e a mentalização são importantes trunfos nessas modalidades.

Se seu filho ainda não sabe qual o seu esporte predileto, tente matriculá-lo em uma escolinha de esportes. Lá ele terá contato com diversas modalidades e poderá experimentar a que mais lhe interessa.

Incentive sempre as crianças. A prática de esportes faz bem para a saúde física e mental, além de ajudar na socialização das crianças.


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