Parabéns para Ruth Rocha pelo dia do escritor.

Livro: Marcelo, Marmelo, Martelo - Editora Salamandra 1999

O mundo das crianças é cercado de fantasias, brincadeira e faz de conta. As histórias contadas e escritas estimulam ainda mais a imaginação e o desenvolvimento cultural dos pequenos. No dia 25 de julho comemora-se o dia do escritor, sendo assim, escolhemos homenagear dentre tantos profissionais talentosos a escritora infantil Ruth Rocha.

A escritora que nasceu e viveu em São Paulo, teve uma infância alegre, cheia de história e livros. Morava no bairro Vila Mariana, que em sua época era cheio de chácaras.

Com 130 livros publicados e 10 milhões de exemplares vendidos no Brasil e no exterior a escritora foi escolhida, em 1989 pela Organização das Nações Unidas (ONU), para assinar a versão infantil da Declaração de Direitos Humanos.  Mais tarde em 1990, é convidada a assinar também a declaração da ONU sobre ecologia para crianças.

Ruth que se formou em Sociologia, sempre dedicou seu trabalho ao universo infantil. Durante os 15 anos em que foi orientadora escolar pôde conviver com os conflitos e as difíceis vivencias do dia a dia das crianças.

A sua obra é composta por livros de ficção, didáticos, paradidáticos e um dicionário. Livros que ajudam pais e professores a entender com humor as crianças. Na série As Coisas que Eu Gosto, Ruth Rocha e a psicóloga Dora Lorch, retratam em pequenas cenas coisas que os pequenos gostam de fazer, abrindo espaço para que as crianças identifiquem suas vontades e seus desejos mais característicos da primeira infância.

Durante a carreira ganhou os mais importantes prêmios de literatura infantil do país, entre eles cinco Prêmios “Jabuti” da Academia Brasileira de Letras. Seu Livro mais conhecido é sem dúvida Marcelo, Marmelo, Martelo com mais de 1 milhão de cópias vendidas.


Comemoração, Dicas, Leituras Recomendadas