Os benefícios da música.

crianca-violino

Com inúmeros benefícios para o desenvolvimento emocional e intelectual, aprender a tocar instrumentos musicais e estudar música é, além de prazeroso, um ótimo exercício para os pequenos.

Por meio da iniciação musical, que pode começar a partir dos três anos, as crianças aprendem a seguir o ritmo com o corpo e os objetos à sua volta. Com a música aprendem a captar sensações e a utilizam como veículo para expressar os sentimentos.

A música também favorece a comunicação e sociabilidade. Por isso, é importante realizar a iniciação musical em grupos. Os coros ou oficinas são as melhores opções para quem quer começar os estudos.

Muitas terapias para crianças com problemas de gagueira também se baseiam nas aulas de canto, já que, é mais fácil para uma criança pronunciar palavras difíceis enquanto canta do que quando fala.

Acima de tudo, é essencial respeitar os gostos de seu filho e não transferir os próprios desejos para a criança na hora da escolha de qual instrumento escolher para aprender. Neste caso, sua formação musical se transformará em uma obrigação, e não em uma experiência prazerosa.

Os pais que costumam escutar música com prazer estimulam o interesse do filho, já que o exemplo é fundamental em todo processo de aprendizagem. Além disso, a música pode ser um instrumento de comunicação muito eficiente entre pais e filhos.


Dicas, Instrumentos Musicais