Mãe Papagueno – Fernanda Uliana

Pedro e Fê 2

O nascimento de um bebê traz alegria e muita expectativa. E quando se espera o segundo filho? Para saber um pouco mais sobre a espera e o cuidado com o filho mais velho, conversamos com Fernanda Uliana, mãe do Pedro e que está grávida pela segunda vez.

Como vocês estão preparando o Pedro para a chegada do irmãozinho ?

Desde o primeiro instante que tivemos certeza da gravidez começamos a falar para o Pedro que ele ia ter um irmãozinho, que ter um irmão é muito legal. Nós, eu e o meu marido, demos alguns exemplos para ele se familiarizar: a mamãe tem irmão que é o tio Wil, o papai tem irmãs a tia Fá e a tia Fê.

Como ele está reagindo a grande novidade ?

Há dias em que ele dá beijo na barriga conversa com o irmãozinho, em outros ele diz que não quer ter nenhum irmão que os brinquedos são todos dele e que ele não empresta nada para o irmãozinho.

A chegada de um bebê sempre traz grandes mudanças. Quais cuidados vocês estão tomando para que o Pedro não se sinta diminuído?

Além de eu não pegá-lo no colo não houve ainda nenhuma alteração em nossa rotina, por esse motivo acredito que ele não se sinta diminuído.

Em meio a preparativos e consultas médicas, como o Pedro vê a chegada do bebê ?

Ele foi a apenas uma consulta e não quis entrar. Ficou na recepção e quando  mostramos as imagens do ultrassom ele disse que o irmãozinho é muito pequenininho e está crescendo na barriga da mamãe.

A primeira gravidez gera sempre muita expectativa por ser uma experiência totalmente nova, sem as preocupações de ter que aprender tudo do zero. Como você pode descrever esta nova experiência?

Apesar de ser a minha segunda gestação está sendo tudo novo para mim. Nessa gestação eu tive muitos enjoos, muita indisposição, desejos de chupar sorvete de pistache e está parecendo que a barriga não cresce. Está demorando mais.

O que você considera importante para mamães que pretendem ter mais filhos ?

O mais importante é ter muito amor para dar e em minha opinião ter filho único é ruim, pois fica uma pessoa muito mimada sem saber dividir. Ter um mais um filho é ter outra grande benção na sua vida!

Ainda que mamães e papais tentem, a segunda gestação pode parecer um pouco complicada para o filho mais velho. Por isso, alguns escritores, psicólogos, professores e pedagogos se dedicam a contar histórias para mães, pais e filhos que esperam um novo bebê! Seguem abaixo algumas dicas de leitura que podem ser muito interessantes para ajudar a preparar o terreno em casa!

Dicas de leitura para a chegada do irmãozinho :

– Ei, tem alguém ai ? (Jostein Gaarder)
– A irmãzinha de Artur. (Marc Brown)
– Irmão imaginário. (Lorris Murail)
– Vou ganhar um irmãozinho. (Kes Gray)
– Agora sou o irmão mais velho (Annette Sheldon)

Gostou da entrevista? Então participe. Envie um e-mail para blog@papagueno.com.br e venha também nos dizer o quanto é maravilhoso ser mãe.


Entrevistas