Leituras Recomendadas: escritores que marcaram nossa infância

sitio-10

Hoje é o Dia Nacional do Escritor, essa figura que tanta importância teve e tem nas nossas vidas. Seja nos contando histórias, apresentando um mundo novo, seja nos levando a pensar sobre questões novas ou antigas.

E para homenagear esse profissional, a Papagueno decidiu relacionar alguns escritores de literatura infantil, que há anos vem se dedicando a essa tarefa de criar universos e personagens mágicos, e algumas de suas obras. É a nossa dica de leitura desta semana.

Ana Maria Machado

Nascida no Rio de Janeiro, a escritora já publicou mais de 100 livros, entre eles os infantis: Uma Vontade Louca, Amigo É Comigo, Isso Ninguém Me Tira, Bento que Bento é o Frade, De olho nas penas, Raul da ferrugem azul, Do outro mundo, O canto da praça, Bem do seu tamanho, Tudo ao mesmo tempo agora, O Que É?, Dandinha danda, Abrindo Caminho, Alguns Medos e Seus Segredos, Era Uma Vez Três, O Gato do Mato e o Cachorro do Morro, A Jararaca, a Perereca e a Tiririca, Menina Bonita do Laço de Fita, O mistério da ilha, Amigos Secretos, De carta em carta, Quem manda na minha boca sou eu!!, O domador de monstros, entre outros.


Maurício de Sousa

O criador da Turma da Mônica nasceu em Santa Isabel – SP e foi responsável pelos personagens em quadrinhos mais amados pelos leitores brasileiros. Além das revistas, foram criados desenhos animados e até um parque temático. Entre seus personagens mais famosos estão a Mônica, o Cebolinha, o Cascão, o Chico Bento, Rosinha, Sansão, Bidu, etc.

Monteiro Lobato

O escritor nasceu em Taubaté – SP e deixou uma vasta obra, principalmente na literatura infantil. Criador das histórias do Sítio do Picapau Amarelo e dos livros: Reinações de Narizinho, Viagem ao céu e O Saci, Caçadas de Pedrinho e Hans Staden, História do mundo para as crianças, Memórias da Emília e Peter Pan, Emília no país da gramática e Aritmética da Emília, Geografia de Dona Benta, Serões de Dona Benta e História das invenções, D. Quixote das crianças, O poço do Visconde, Histórias de tia Nastácia, O Picapau Amarelo e A reforma da natureza, O Minotauro, A chave do tamanho, Fábulas, Os doze trabalhos de Hércules, entre outros.

Ruth Rocha

Ela nasceu na cidade de São Paulo, se consagrou como escritora de livros infantis e ganhou os mais importantes prêmios brasileiros destinados à literatura infantil, incluindo cinco Prêmios “Jabuti”. Entre suas obras estão: Marcelo, Marmelo, Martelo, Catapimba, Meus Lápis de Cor São Só Meus, Meu Irmãozinho Me Atrapalha, A Menina que Não Era Maluquinha, O Menino que Quase Virou Cachorro, Borba, o Gato, Escolinha do Mar, Faz Muito Tempo, O Que os Olhos Não Vêem, Procurando Firme, Gabriela e a Titia, Pra Vencer Certas Pessoas,  Historinhas Malcriadas, A Arca de Noé, As Coisas que a Gente Fala, Bom Dia, Todas as Cores!, Como se Fosse Dinheiro, Davi Ataca ao Outra Vez, Este Admirável Mundo Louco, Faca Sem Ponta Galinha Sem Pé, entre outros.

Ziraldo

Apesar de seu personagem mais famoso ser o Menino Maluquinho, Ziraldo tem uma vasta obra, pois além de escritor é cartunista, chargista, pintor, dramaturgo e cronista. Escreveu várias obras infantis, algumas agrupadas em coleções, como a Coleção ABZ, Coleção Corpim, Mundo Colorido, Menino Maluquinho, Bebê Maluquinho, Coleção Bichim, As Tias, A Turma do Pererê, etc.


Leituras Recomendadas