Jogos que estimulam o raciocínio

Jogos de tabuleiro

No especial “A Importância de Brincar”, a psicóloga e psicopedagoga Juliana Bielawski Stroh, fala sobre a influência dos brinquedos no desenvolvimento das crianças.

Jogos e brincadeiras são excelentes formas de aprendizado. Eles estimulam a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança, proporcionando o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.

O jogo da memória, por exemplo, estimula a capacidade de memorização do cérebro e o raciocínio lógico. Também é possível trabalhar a noção das regras de forma lúdica e divertida.

Já, os de tabuleiro, como o xadrez e a dama, também ajudam no desenvolvimento da memória, além da concentração, do planejamento e das tomadas de decisões. Eles exigem o raciocínio rápido e o respeito às regras.

Cálculos de adição, subtração, multiplicação e divisão podem ser trabalhados com o dominó, aumentando o raciocínio lógico e as habilidades com os números.

Crianças, adolescentes e adultos podem estimular o funcionamento do cérebro e melhorar o rendimento na realização das suas atividades simplesmente brincando.

Acompanhe o nosso especial “A Importância de brincar” com a psicóloga e psicopedagoga Juliana Bielawski Stroh.

Matéria Relacionada: Especial “A importância de brincar”

Assista aos vídeos:

A Importância de Brincar – Parte I

A Importância de Brincar – Parte II


Brinquedos Educativos, Jogos de Tabuleiro, Produto