Hora do lanche!

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Após o Carnaval é que as aulas começam de vez! O calor continua e uma das preocupações das mamães é como preparar um lanche saudável e que suporte as altas temperaturas desta época do ano.

Antes de tudo, peça a ajuda do seu filho na hora de arrumar a lancheira, aliás, não vai adiantar nada você caprichar nos snacks se ele não gosta do que você está preparando.

O mais indicado é levar um alimento de cada grupo alimentar: proteína (iogurte, queijo, leite), fruta (tanto in natura quanto o suco sem açúcar) e carboidrato (pães e cereais).

Dê preferência para as frutas com casca ou que sejam fáceis de descascar.

Os sucos precisam ser preparados o mais próximo possível do horário das crianças saírem para a escola. Se possível, manter refrigerados até o consumo. Os de goiaba, acerola, abacaxi e maracujá podem ser consumidos em média até 3 horas após o preparo.

Na hora de escolher a lancheira preste atenção para saber se é térmica. Assim, a garantia do lanche fresquinho é mais certa!

Para ajudar, a Revista Crescer preparou um cardápio com sugestões de lanches com o apoio das especialistas. Confira:

1) 1 tapioca com queijo branco (ou processado), geleia de frutas e âmendoas em lascas + 1 copo de suco de uva integral;

2) 1 panini recheado com banana e requeijão + 1 copo de bebida à base de soja;

3) Salada de frutas com iogurte de garrafinha + cereal;

4) 1 fatia de bolo caseiro de fubá + 1 queijo processado + 1 copo de suco natural de mamão;

5) 1 banana picada com 3 colheres de sopa de granola (que deve ser levada separadamente) + 1 iogurte de garrafinha;

6) 4 cookies integrais + ½ tangerina + água de coco;

7) 2 fatias de pão integral com creme de ricota + 1 copo de suco de polpa congelada de morango;

8) 1 fatia de bolo de maçã com aveia e castanhas + 1 suco de fruta de caixinha 100% natural (sem açúcar e conservantes);

9) 1 porção de tomate cereja + 1 pão de queijo + 1 copo de suco de polpa congelada de goiaba;

10) 1 porção de cenoura baby + 1 porção de uvas sem semente + água de coco;

11) 1 porção de morangos inteiros + 4 cookies integrais + 1 copo de suco natural de melancia;

12) 1 porção de manga picada + 1 bisnaguinha integral com geleia + 1 copo de suco de uva integral;

13) 1 sanduíche de pão integral com queijo branco e cenoura ralada + 1 copo de suco natural de melão;

14) 1 barra de cereais + 1 iogurte + 1 suco de fruta de caixinha 100% natural (sem açúcar e conservantes)

15) 1 pão de queijo + 1 porção de melancia picada + água de coco.

Fonte: Revista Crescer.


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