Happy Halloween

halloween1

Conhecida como Halloween, a Festa do Dia das Bruxas, é comemorada no dia 31 de outubro. Muito mais do que fantasias de bruxas, monstros e doces, a data é na verdade um dia cheio de histórias milenares e tradições de antigos povos pagãos.

Muito popular em alguns países de língua anglo-saxônica, principalmente nos EUA, a festa de halloween é na verdade uma comemoração de passagem e o ano novo Celta. O Festival de Samhain, como era originalmente chamada a celebração, comemorava o fim do verão e o inicio do inverno.

Era nesta data que os Celtas honravam seus ancestrais e os que naquele ano faziam sua passagem pelo portal entre o mundo material e espiritual. É também a festa da grande colheita, que no hemisfério norte acontece no dia 31 de outubro. Acreditava-se que neste dia, os espíritos dos mortos regressavam para visitar as suas casas e também poderiam surgir assombrações para amaldiçoar os animais e as colheitas.

As fantasias, abóboras, vassouras e caldeirões nada mais são do que símbolos, que tinham e tem até hoje a finalidade de afastar os maus espíritos e más energias. O Halloween é na verdade, uma noite propicia à reflexão sobre emoções e acontecimentos do passado, quando se encaram os medos e limitações, desapegando-se e buscando inspiração e sabedoria para mudanças e transformações.


Halloween e Dia do Saci