Halloween ou Dia do Saci

halloween

A comemoração do Dia das Bruxas, muito popular em países anglo-saxões, vem ganhando corpo no Brasil. Muito em função dos programas de televisão e filmes norte-americanos que passam aqui, mas que nem sempre explicam direito o que é comemorado e de onde vem essa festa.

O Halloween ou Dia das Bruxas em português, como explica o site History, é comemorado há mais de 2 mil anos e tem origem num antigo festival celta – o Samhain – e após as invasões romanas naquela região, essa comemoração foi incorporada a duas comemorações romanas e que, mais tarde seria também incorporada a tradições católicas. Chegou na América na segunda metade do século XIX,  quando iniciou a onda de imigração de irlandeses e ingleses para Estados Unidos e Canadá.

Como o Halloween é uma festa que não faz parte da cultura brasileira, em 2003, criou-se um projeto de lei para transformar o dia 31/10 em uma data comemorativa para o Dia do Saci, uma figura mitológica do Folclore brasileiro.

Embora de origens muito distintas, tanto o Saci quanto o Halloween são carregados de cultura e ricos de história. Em ambos, o mais importante é trabalhar os siginificados e não somente a data pela data. É uma boa chance de estimular o questionamento em uma criança.


Dicas, Halloween e Dia do Saci