Estudante também tem um dia especial

shutterstock_209960203_web

Estudar não é tão fácil! Para adquirir conhecimento é preciso muita dedicação, isso inclui concentração, disciplina e atenção. Para comemorar o Dia do Estudante (11/8), selecionamos 10 dicas para estimular as crianças a gostarem de estudar.

Nos dias de hoje é fácil dispersar a atenção e preferir outras atividades como jogar videogame, assistir televisão e acessar as redes sociais, principalmente as crianças que não são fãs de estudar.

É importante estimular os filhos desde pequenos a dedicar parte do seu tempo aos estudos. Deixar algumas horinhas do dia para repassar o que foi visto em sala de aula e fazer os deveres de casa. Estudar é exercitar a memória para adquirir conhecimentos, aprender. Veja algumas dicas que podem ajudar na tarefa:

1. Fale sobre a importância de aprender. Conte sobre sua época na escola e mostre seus cadernos antigos se ainda os tiver em casa. Fale como foi o seu desenvolvimento e a importância da escola para a profissão do papai e da mamãe.

2. Se a criança não quiser fazer a lição, converse e descubra o motivo, já que pode ser por não ter entendido a matéria. Nesse caso, explique, auxilie, mas tenha cuidado para não acabar fazendo o dever por ela.

3. Estabeleça horários para estudar em casa. É importante que os pequenos tenham tempo para brincar e fazer outras atividades que gostem. Se a criança tiver uma rotina, ela saberá que terá tempo para brincar e não só fazer o dever.

4. Proporcione ao seu filho um ambiente tranquilo para estudar, sem barulho de televisão ou rádio, por exemplo. Desta forma, a criança fica mais concentrada.

5. Use um pouco do seu tempo para ajudar com criatividade nos deveres. Se ele não entender um exercício de geometria, por exemplo, busque objetos pela casa para explicar; monte teatrinhos sobre os assuntos estudados ou invente músicas explicativas.

6. Sempre que possível, faça experiências em casa com seus filhos. Eles vão ficar encantados ao verem na prática algum assunto que tenham aprendido na escola.

7. Não fique o tempo todo ao lado da criança, para que não se habitue a fazer a lição apenas na companhia dos pais.

8. Oriente seu filho sobre onde e como pode buscar informações sobre temas que ele tenha que pesquisar. Dê preferência aos sites, livros ou outros materiais de fácil entendimento e voltados para crianças.

9. Leve os pequenos a museus ou a outros espaços educativos, principalmente aos com opções interativas, onde possam aprender de forma diferente e divertida.

10. Quando você não souber responder à uma dúvida da criança, anote-a e estimule-o a perguntar para a professora.

Curiosidade: o Dia do Estudante é comemorado na data em que foram criados os dois primeiros cursos de nível superior no país: ciências jurídicas e ciências sociais. Isto ocorreu no ano de 1827, por decreto de D. Pedro I.

Na Papagueno você encontra estojos, cadernos, canetas, porta-caneta e semaninhas para ajudar na organização dos estudos!

Fonte: Doutíssima


Uncategorized