Este fim de semana tem Viradinha Cultural

palavra-cantada-sitesesc-01-735x440

Nesta 12ª edição da Virada Cultural, que ocorre nos dias 21 e 22 de maio, a programação da Viradinha começa na manhã do sábado, 21, com diversas oficinas, além de apresentações teatrais e musicais para crianças de todas as idades.

São cerca de 200 atrações para crianças distribuídas pela cidade de São Paulo, que estimulam a criatividade, a coordenação motora e outras habilidades da criança. Dentre os destaques nos centros culturais estão oficinas de fantasias, criação de livros, yoga para bebês, construção de instrumentos, música e brincadeiras afro-brasileiras.

A companhia de teatro PiA FraUs participa com apresentações do espetáculo “Gigantes do Ar”, no Centro Cultural da Vila Formosa (sábado, às 14h), palco externo do M´Boi Mirim (domingo, às 10h) e palco externo do Clube Escola da Mooca (domingo, às 14h). O espetáculo é uma reunião de cenas inspiradas nas populares apresentações de circo e teatro com bonecos infláveis gigantes, que representam animais, como a Girafa Bailarina, o Leão Medroso e o Tigre Engraçado.

Os clássicos do rock também estão presentes, com banda Beatles para Crianças. O projeto, idealizado pelo professor de música Fabio Freire, criou uma proposta interativa, em que coloca crianças e adultos para participar do show, cantando, dançando e tocando instrumentos, embalados por sucessos dos Beatles. O projeto terá três apresentações: Centro Cultural da Vila Formosa (sábado, às 10h), Centro Cultural da Penha (sábado, às 12h) e palco externo do Clube Escola da Mooca (domingo, às 10h).

A programação no Parque Ibirapuera será no domingo, dia 22, a partir das 9h30 e segue até as 18h, com oficinas para crianças de até 12 anos, apresentações teatrais e circenses. A programação musical começa às 13h com o show de Jairzinho Oliveira e Tania Khalil no projeto “Grandes Pequeninos”, que reúne canções que abordam o cotidiano dos bebês, como amamentação, hora do banho, ficar na companhia dos avós e dormir.

O rapper Dexter e a MC Soffia se apresentam às 14h. Com 11 anos de idade, a cantora de rap interpreta e escreve rimas que abordam a cultura africana, valorização da autoestima de meninas negras e racismo. Às 17h, a dupla musical Palavra Cantada faz o show de encerramento no Ibirapuera. A dupla também fará oficinas de brincadeiras nos Centros Culturais da Penha e da Vila Formosa e se apresentará no palco externo do Parque do Carmo. Quem também faz show lá é a cantora Elba Ramalho.

Os dez CEUs que recebem atrações das Viradinhas são: Alvarenga, Aricanduva, Lajeado, Jaçanã, São Mateus, Parque Veredas, Paz, Quinta do Sol, Uirapuru e Capão Redondo. A programação tem oficinas e espetáculos no domingo, dia 22, das 10h às 15h. Além de apresentações de grupos teatrais circenses como o Furunfunfum (Alvarenga) e o Mad Science (Aricanduva, Jaçanã e São Mateus). Na programação, oficinas de tatuagens temporárias, de máscaras e de esculturas em bexigas.

Fonte: Prefeitura de São Paulo


Dicas, Resgate das brincadeiras tradicionais, Roteiros Culturais