Dia do Hino Nacional

Bandeira

Hoje é o Dia do Hino Nacional! Uma data para conversar com as crianças sobre a importância desta canção, que vai além da abertura de jogos e do hasteamento da bandeira brasileira.

O Hino Brasileiro representa uma nação, exalta fatos acontecidos, simboliza lutas, carrega a identidade de um povo e a grande responsabilidade de ser o porta-voz da nação para o restante do mundo.

É um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil. Os outros são: a bandeira nacional, as armas nacionais e o selo nacional.

Além de ser executado em continência à Bandeira Nacional e ao presidente da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, o Hino Nacional também é permitido na abertura de sessões cívicas, nas cerimônias religiosas de caráter patriótico e antes de eventos esportivos internacionais.

Criada em 1831, a letra foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada e a música produzida por Francisco Manuel da Silva. Antes de ser chamado de Hino Nacional foi chamado de Hino 7 de Abril e Marcha Triunfal.

Fonte: Brasil Escola


Comemoração, Dicas