Como cuidar dos primeiros dentes ?

escovação dos primeiros dentes do bebe (1)

Em média, é a partir dos seis meses de idade que os primeiros dentinhos começam a aparecer, para algumas crianças antes ou depois. Assim como a dentição dos adultos, os primeiros dentes de leite e todos os outros que nascerem merecem atenção, com direito a consulta ao ortodontista.

O tratamento preventivo para os bebês deve começar assim que os primeiros dentinhos começarem a aparecer.  Até os três anos de idade nascerão ao todo 20 dentes, dez em cima e dez em baixo. Manter a rotina de visitas ao ortodontista de 6 em 6 meses também é fundamental, para assegurar que os dentes estão nascendo de forma correta e saudável.

Os dentes de leite também correm o risco de adquiri cáries e devem ser tratados corretamente, para que não comprometam o desenvolvimento saudável dos dentes permanentes.

Sintomas como febre, aumento da salivação e diarreia não possuem comprovação científica que garantam a ligação com o nascimento dos primeiros dentes. O que ocorre na verdade é que, aos 6 meses os bebes estão passando pela fase oral, neste momento é comum a criança levar à boca tudo o que toca.  Com a imunidade baixa e maior salivação, característica da faze, as crianças se auto contaminam e estes sintomas aparecem.

As coceiras na gengiva, causadas pelos dentes que estão crescendo, podem ser amenizadas com mordedores. Faça sempre a higiene bucal, inclusive depois das mamadas da madrugada, com o auxilio de uma gaze ou fralda umedecida retire o excesso de leite da boca do bebê.


comportamento, Saúde