Brincadeiras para fazer em casa

Dollarphotoclub_85460831_web

O frio chegou com tudo e com isso as férias de julho prometem ser bem geladas! Mas como conseguir entreter as crianças nos dias mais frios deste inverno?  

Claro que não queremos prender os filhos em casa em plena folga das aulas, mas para evitar doenças propícias desta época do ano, é preciso mantê-los protegidos.

É possível proporcionar diversão mesmo sem precisar sair de casa. Convide alguns amiguinhos e deixe com que eles montem acampamento no quarto ou até mesmo na sala. Outras opções são: Cinema em Casa (clique aqui) e Festa do Pijama (clique aqui).

Cada um pode trazer seu filme ou jogo predileto, mas para não ficar sem programação, a mamãe e o papai já devem ficar preparados.

Segue uma lista de brincadeiras que podem ajudar:

1) Palavra x Música – Faça uma roda. Um amigo fala uma palavra e os outros, um de cada vez, têm que cantar uma música com ela. A brincadeira vai até que alguém não consiga mais se lembrar de nenhuma canção. Essa pessoa, então, é quem dita a próxima palavra para os outros cantarem.

2) Feira – O primeiro diz “Eu fui à feira e comprei…” e fala um item comprado. O próximo tem que repetir o objeto do amigo e acrescentar mais alguma coisa. A roda segue e o terceiro tem que dizer, na ordem, os dois itens dos amigos e acrescentar mais um. Segue a roda, sempre repetindo todos os itens comprados antes pelos amigos e acrescentando um novo. E assim vai se repetindo até que alguém não consiga lembrar de todos os itens na ordem certa.

3) Saco surpresa – Uma criança coloca dentro de uma sacola escura e grossa um objeto. O amigo tem que descobrir o que é, apenas apalpando, sem ver. Ao mesmo tempo, o ela também tenta descobrir o que o amigo escondeu em outra sacola. Quem falar o objeto certo primeiro ganha.

4) Siga o mestre – Uma amigo vai para longe, para não ouvir o grupo. Enquanto ele fica fora, os outros escolhem alguém para ser o mestre. Todos devem repetir os movimentos dele (por exemplo: bater palmas, bater com mãos no chão) e os movimentos devem ser sempre trocados, para não ficar muito tempo fazendo o mesmo gesto. Aquele que ficou de fora deve tentar descobrir quem é o mestre.

5) Jogo da memória – Uma criança escolhe 10 objetos e coloca em uma sequência, em linha. Enquanto os amigos ficam de costas. Eles viram e podem olhar os objetos por um minuto, tentando memorizar a ordem em que estão. Depois disso, eles ficam de costas novamente e é retirado um objeto ou troca dois de lugar. Quem descobrir primeiro a mudança feita ganha e é quem vai escolher os próximos 10 objetos para continuar a brincadeira.

6) Mímica – Separe um relógio com cronômetro, papel e caneta para somar os pontos. Os participantes escrevem em pequenos pedaços de papel palavras que o outro grupo deverá fazer como mímica. Podem ser animais, personalidades, lugares, ações, objetos, filmes, marcas, pratos (comidas) etc. Após escrever, coloquem todos os papéis em um saco plástico para o sorteio. Alternadamente as equipes mandam um de seus jogadores para sortear a palavra para fazer a mímica. O jogador terá no máximo 45 segundos cronometrados para isso. O jogador que faz a mímica não pode falar nada, apenas usar o próprio corpo, enquanto seus colegas tentam acertar a palavra. Se a equipe acertar recebe 10 pontos. Se não acertar, passa a vez.

Fonte: UOL Crianças


Dicas, Férias