Alternativas saborosas para intolerância a lactose.

diabetes

Há nove anos, a pesquisadora e educadora Sabrina Sedlmayer  teve de aprender a lidar com as restrições alimentares do filho, que é alérgico não apenas á lactose mas a todas as proteínas do leite. Sabrina não apenas aceitou o desafio, como também escreveu um livro com diversas receitas isentas de leite e seus derivados, sem quaisquer “adaptações”, pratos que já existem, e que se sustentam com a utilização de outros ingredientes como azeite, água, suco de frutas, óleos.

Durante a pesquisa a autora foi a fundo na memória da culinária tradicional brasileira e de outras culturas como mediterrânea, sírio-libanesa, germânica, japonesa e portuguesa. Ao partilhar suas descobertas em ‘100 receitas sem leite e derivados’, Sabrina também quebrou o tabu da culinária ocidental de que comida sem leite e manteiga não tem sabor.

As opções de cardápio vão desde o café da manha até sugestões para ocasiões especiais, além de lanches rápidos e festas de aniversário. São diversas alternativas de receitas com bolos, saladas, massas, diversos tipo de carne e frutos do mar. Todas livres de leite e seus derivados como manteiga, margarina, creme de leite, queijos, requeijões, coalhada, leite condensado, iogurtes e até achocolatados.

Com o objetivo de manter o prazer de saborear uma refeição mesmo com algumas restrições, a autora coloca logo no início da obra, dicas e recados para quem sofre de alergia ou intolerância ao leite.

O livro vai além das receitas, pois também demonstra que mesmo nos casos de intolerância à lactose ou de alergia a todas as proteínas do leite, não devemos nos esquecer da alegria que é o fato comer bem, ao redor de uma mesa.

Livro: 100 receitas sem leite e derivados
Autora: Sabrina Sedlmayer
Editora Gutenberg


Dicas, Leituras Recomendadas, Receita