Gentileza gera gentileza

hand-site-2

Domingo (13/11) é o Dia Mundial da Gentileza. Converse com as crianças sobre a prática da gentileza e explique que atitudes como estas devem fazer parte da vida das pessoas diariamente.

“Gentileza gera gentileza”. É meio que um efeito dominó, uma corrente do bem que vai se espalhando. Você é gentil com alguém, que fica feliz e é gentil com outra pessoa, que acaba sendo gentil com outra e por aí vai. Mais rostinhos felizes andando por aí.

Explique para as crianças que ser gentil é muito mais do que ser educado, é uma maneira diferente de ver o mundo. É só seguir a regrinha: “não faça aos outros o que não quer que que façam com você” e distribuir sorrisos, olhares, agradecimentos ou um simples “olá”.

Mas lembre-se de que o exemplo dos pais é o mais importante. Então vamos todos praticar a gentileza!

Veja algumas dicas interessantes do blog guiainfantil.com de como ensinar a criança a ser gentil:

1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’.

2 – Atitudes práticas. Ajudar um idoso a atravessar a rua, abrir a porta do carro para uma criança menor sair, incentivar as brincadeiras e jogos em equipe, valorizar a competição saudável e saber compartilhar brinquedos e jogos, deixar com que a criança num restaurante peça o cardápio, utilizando ‘por favor’ e ‘obrigado’. Promover o cuidado com a natureza e também ensinar a criança a cuidar e ser gentil com os animais de estimação.

3 – Filmes infantis. Existem milhares de filmes que ensinam a gentileza de uma forma clara e sutil, como, por exemplo: ‘a corrente do bem’, ‘a cura’, ‘o pequeno príncipe’.

4 – Participar com a família de corridas e atividades beneficentes somente para ajudar ao próximo sem esperar nada em troca, apenas o sorriso, a alegria e a satisfação de quem está sendo ajudado.

Seja gentil sempre!


Comemoração, comportamento, Dicas