Super dicas da Tia Mari

tia-mari-1

Já estamos na metade das férias de inverno, mas ainda restam mais de 15 dias para a criançada retornar à vida escolar. Por isso, que tal conhecer opiniões e pegar algumas dicas com quem entende de verdade do assunto?

Para ajudar nesta missão, conversamos com a Mariana Lira, mais conhecida como ‘Tia Mari’. Ela é mãe de dois meninos, pedagoga atuante na área e especializada em educação infantil, além de ser proprietária de uma colônia de férias.

Ufa, cansou? Mas, Não para por aí: a Tia Mari tem também um blog e um canal no Youtube super divertidos onde compartilha experiências e dá dicas bem bacanas para a educação e diversão dos pequenos.

Gostou? Então acompanhe nosso bate-papo a seguir:

No período de férias, papais e mamães precisam sair muito da sua rotina para agradar, atender e divertir as crianças?
Tia Mari – Não muito! Hoje em dia, vários estabelecimentos como shopping e escolas proporcionam atividades legais para as crianças. Há também as colônias de férias, que podem ser ótimas opções para os filhos e pais, pois é um espaço com atividades educativas e divertidas, que funcionam como se fosse o período de aula normal.

As crianças devem descansar nas férias, certo? Por isso, não seria interessante que elas ficassem mais em casa e fizessem atividades mais tranquilas?
Tia Mari – Eu acho que cada família tem um ritmo. Se a criança tem a possibilidade dep praticar atividades bacanas, própria para a faixa etária dela, porque não ir? Criança em casa pode acabar ficando ociosa, por isso, melhor que esteja em contato com outras crianças e aproveitando seu “descanso” de uma forma legal.

Cursos de férias são interessantes para oferecer às crianças?
Tia Mari – São sim, mas é preciso escolher bem e se certificar da qualidade do lugar onde se deixe os filhos, além de saber bem com quem deixar. Nos dias de hoje, até é fácil propor uma colônia de férias, mas a mãe precisa se certificar se os profissionais são formandos para atuarem nesta atividade.

TV, computador e vídeo game são atividades que as crianças gostam muito. Tem algum problema oferecer estas opções para elas durante as férias?
Tia Mari – Eu não sou tão radical em não permitir que os meus tenham acesso. As crianças de hoje são conectadas, nós somos conectados, o mundo é conectado. Não tem como impedir, mas tem como estipular locais, tempo e o que pode ter acesso. Tudo na dose certa!

Quais são as atividades mais indicadas para fazer nas férias com as crianças?
Tia Mari – Eu como pedagoga e proprietária de uma colônia de férias, gosto de propor às crianças brincadeiras de antigamente, que hoje em dia a maioria não tem acesso. Barra bandeira, pular corda, pular elástico, batatinha frita e outras coisas que trabalhem o corpo, movimento e a socialização entre eles.

Como estimular atividades para as crianças fazerem nas férias – que excluam os eletroeletrônicos – se os pais trabalham fora o dia todo?
Tia Mari – Se os pais estão fora, mas as crianças ficam em casa com algum cuidador, pode ser feito um roteiro, onde eles criem juntos as brincadeiras. Se os pais puderem propor uma colônia, ótimo! As brincadeiras ficam por nossa conta 🙂

As férias podem ser um período interessante para fortalecer os laços com as crianças? De que forma fazer isso?
Tia Mari – Tem tanta coisa que torna esse vínculo mágico: de uma simples contação de histórias até uma brincadeira com seus brinquedos preferidos. Isso faz com que o filho perceba que os pais entraram no mundo encantado deles e isso é muito lindo. Sempre digo que o que importa é a qualidade e não a quantidade.

Dentro de casa, quais atividades educativas atraem mais a atenção das crianças?
Tia Mari – Uma massinha caseira é uma excelente opção. Tem a feita com trigo e água e a com hidratante que eu até ensino no canal da turma no Youtube.

Visite o blog e siga a Turma da Tia Mari no Facebook, Instagram e Youtube.


Bate-papo, comportamento, Entrevistas, Férias