Enfim…. Férias!

kid-1241817_1920

Junto com o mês de julho chegam as férias escolares das crianças. São cerca de 30 dias para encontrar atividades diversas para entreter os pequenos, sem abrir mão de passar mais tempo junto, em família. Afinal de contas, férias não é sinônimo de exagero na frente da TV, videogame e computador, certo?

As crianças têm muita criatividade e energia e, por isso, é importante ajudar a criar possibilidades para que as duas características sejam exploradas por eles mesmos. O brincar faz-se necessário, especialmente no período de pausa das atividades e estímulos escolares.

Para ajudar na tarefa de entreter as crianças no período de férias, listamos abaixo três sugestões que podem ser bastante úteis e divertidas:

1. Livros: a leitura é uma tarefa que deixa a imaginação fluir, auxilia na aprendizagem e no enriquecimento do vocabulário e se torna mais prazerosa quando não é obrigatória – como no período escolar. Dar à criança a possibilidade de escolher o que quer ler e também indicar alguma leitura que pode agradá-la são maneiras simples de estimular o gosto dos pequenos aos livros e uma boa atividade para os períodos de férias.

2. Passeios: estar fora de casa em contato com a natureza e com outras crianças é essencial. Simples idas à parques e praças, ou mesmo descer no prédio para brincadeiras com amigos são atividades de extrema importância para as crianças gastarem energia e desenvolverem o lado de sociabilização. Outros passeios que ainda somam aprendizados à diversão – como zoológico, museus infantis, peças de teatro, centros históricos, etc. – também devem ser parte da programação de férias.

3. Brincando dentro de casa: mas, no frio nem sempre é possível fazer passeios outdoor e o que mais desperta a atenção das crianças são os brinquedos. Por isso, não deixar os olhos voltados o tempo todo para os tão desejados eletrônicos é essencial. Oferecer brinquedos mais pedagógicos e educativos e também os mais tradicionais como bonecas, carrinhos e jogos de tabuleiro é muito importante. Hoje são diversas as opções disponíveis no mercado e com os mais variados fins – despertar o interesse por alguma atividade, estimular a imaginação, desenvolver mais habilidades, etc.

4. Fazendo arte: Ainda, deixar a criatividade solta com brinquedos que podem ser feitos em casa – com a supervisão de um adulto – como pipas, cinco marias, fantasias de papel, cavalinho de pau, etc., pode ser uma atividade extremamente divertida! Dê alguns materiais nas mãos dos pequenos e deixe a imaginação falar bem alto! É uma saída viável e que ajuda a ocupar o tempo!

Ao final do dia, realizando qualquer uma destas atividades, as crianças esgotam a energia – até o dia seguinte – e gastam um pouquinho da sua criatividade. Os papais, mamães, titias e afins também se sentirão muito bem ao final do dia, por terem passado um tempo de qualidade ao lado dos pequenos.

A Papagueno conta com diversas opções de brinquedos que ajudam a estimular a criatividade das crianças. Confira aqui alguns deles.

Então, mãos à obra e boas férias!

 


Brinquedos Educativos, Dicas, Férias, Importância do Brincar