É tempo de festa junina

bandeirinhas para festa junina 10

Estamos no mês de junho e com ele as deliciosas festas juninas! Seja na escola, no condomínio, na igreja da comunidade ou no bairro a festa exige um figurino “caipira”, com direito a música, quadrilhas, brincadeiras e comidas típicas.

No Brasil, as festas juninas têm origem nas festas dos santos populares em Portugal, como: Santo Antônio, São João e São Pedro e São Paulo. Os cristãos comemoram o nascimento de São João Batista e os pagãos o solstício de verão e de inverno.

Depois de sabermos a origem da comemoração, aí vão algumas dicas para preparar a sua festa junina em grande estilo:

1) Decoração – bandeirinhas coloridas não podemo faltar! Com uma ou duas pontas, elas podem ser feitas de papel colorido, jornal, tecido e até de plástico! Há também as versões personalizadas! Balões não podem faltar, mas só na decoração mesmo, pois é proibida a soltura dos mesmos. As mesas geralmente são decoradas com o tema caipira, então, use a criatividade!

dicas_festa_reproducao

decoracao

bandeirinhas-revista-jornal-festa-junina

bandeirinhas-festa-junina-7886495-310

decoração-festa-junina-13

 

2) Comidas Típicas – bolo de milho, pinhão, milho verde, canjica, cachorro quente, curau, maçã do amor, vinho quente, quentão e arroz doce são alguns dos exemplos de quitutes dessa época do ano.

decoração-de-festa-junina 41

tumblr_mp0rqkTren1rueq1fo5_1280

 

3) Brincadeiras – corrida do saco, boca do palhaço, pescaria, correio elegante, bola no alvo, derrubando latas, cadeia, argola, rabo do burro, entre outras.

garrafa

CR-na-rua-brincadeira-festa-junina-D-732x412

c1c4a499fbfd2e96dd0f8bd25bf360af

209472-Como-Organizar-Uma-Festa-Junina-12


Comemoração, Dicas, Roteiros Culturais