Folclore Brasileiro

Conheça alguns personagens do folclore brasileiro

Saci-pererê, curupira, bicho papão, lobisomem e mula-sem-cabeça. Quem nunca ouviu histórias com estes personagens? Com certeza, todos já tiveram interesse ou até mesmo sentiram medo deles na infância.

Continue Reading →

boitata

Dia Internacional do Folclore

No dia 22 de agosto comemora-se o Dia Internacional do Folclore, uma data que representa a cultura popular com suas histórias, brincadeiras, danças e superstições.

Continue Reading →

Dedoches

22 de agosto – Dia do Folclore

A palavra folclore vem do inglês Folk=povo e Lore=conhecimento. Esse termo foi criado pelo arqueólogo inglês William John Thoms (1803-1885), pesquisador da cultura popular europeia, que em 22 de agosto de 1846 publicou um artigo intitulado “Folk-lore”, na revista The Athenaeum, propondo a criação do termo Folclore.

Folclore é, portanto, um conjunto costumes e conhecimento de um povo, transmitido de gerações para gerações. No Brasil, esses costumes têm origem na mistura das culturas europeias, indígenas e africanas e fazem muita referência com festas e brincadeiras populares. Nelas, muitas histórias e lendas são contadas.

Foi no período do Romantismo literário brasileiro que essas lendas e recebeu atenção, quando o mundo voltou-se para a valorização das culturas populares e nacionalistas. Conheça um pouco os personagens do nosso Folclore.

Continue Reading →