7ª Semana Mundial do Brincar

Cartaz_final

Para comemorar o Dia Mundial do Brincar (28/5), está sendo realizada a Semana Mundial do Brincar. Em sua 7ª edição, evento acontece até 28 de maio em diversas regiões brasileiras com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar.  

As atividades propostas dentro do tema “O Brincar que encanta o lugar” acontecem por meio de parcerias entre a Aliança pela Infância e organizações e voluntários do poder público, escolas, coletivos de cultura, terceiro setor e empresas.

Diversos espaços da capital paulista estão realizando ações. Clique aqui e confira a programação. Selecionamos a seguir algumas opções:

Feira de trocas
O educativo do MAM (Museu de Arte Moderna) promove um encontro para troca de brinquedos novos e usados. A atividade é gratuita, mas as vagas são limitadas. A distribuição de senhas começa 30 minutos antes da ação.
Quando: 28 de maio, das 10às 12h.
Onde: MAM – Parque Ibirapuera

Bloquinho do Brincar
Uma atividade de resgate de brincadeiras tradicionais. Atividades que encantam crianças de todas as gerações: corda, perna de pau, amarelinha, futebol de botão, pião, bambolê e bolinha de gude.
Quando: 27 de maio, das 11às 15h.
Onde: Praça do SESC Pinheiros

Brincadeira do Navio Negreiro
Organizado pela Fundação Gol de Letra, a brincadeira foi desenvolvida pelas crianças frequentadoras do espaço, resgatando a brincadeira da queimada e elementos lúdicos da capoeira.
Quando: 28 de maio, das 10às 12h.
Onde: Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Vila Albertina.

Brincadeiras populares
Inspira – Educação e Arte proporcionará um dia aberto (gratuito) nesse espaço brincante com uma área de livre brincar todo inspirado na pedagogia Montessori, Waldrof e Reggio Emilia com elementos naturais, grama, pedra, terra, areia, água, brinquedos de madeira, tinta e um paredão sensorial de mais de 5m para os pequenos se desenvolverem brincando, com brincadeiras populares durante todo o período (com destaque para as bolhas de sabão gigantes).
Quando: 27 de maio, das 10 às 17h.
Onde: Rua Bom Sucesso, 824. Tatuapé, São Paulo.

Oficinas Brincantes e finalizamos com a SapéCapoeira
Organizado pelo Espaço Pé de Baraúna, as atividades giram em torno da capoeira, que é trabalhada em três diferentes perspectivas: lúdica, desportiva e socializadora.
Quando: 29 de maio, às11h.
Onde: Rua Iquiririm, 452, São Paulo.

Percussão Corporal e Muita Arte
O Brincando no pé, a Escola Flor da Vida e a Casa de Livros proporcionarão um momento de muita brincadeira livre, com direito a cabana de livros, panos e tecidos, percussão corporal e muita arte!
Quando: 28 de maio, das 10h à 13h.
Onde: Praça Haruo Uoya (Rua Capitão Otávio Machado), na Chácara Santo Antônio, São Paulo.

Mil e uma atividades
O UniÍtalo – Centro Universitário Ítalo Brasileiro oferece diversas atividades como brincadeiras livres (visitação à Brinquedoteca); brincadeiras de roda, jogos cooperativos, brincadeiras de rua, brincadeiras cantadas; feira de trocas de brinquedos e livros infantis; contação de histórias; oficinas de construção de brinquedos; exibição do filme Tarja Branca e debate; além de espetáculo musical “Saracuteia”, com Ivani Magalhães e Gislaine Caitano da Cia Cantos & Contos.
Quando: 28 de maio, das 9h às 13h .
Onde: UniÍtalo (Av. João Dias, 2046), Santo Amaro, São Paulo.

SESC
Uma das grandes parcerias feitas para que diversas ações aconteçam no estado de São Paulo foi com o Sesc. A instituição abraçou o tema “O Brincar que encanta o lugar” e fez uma programação especial que envolve música, brincadeira tradicionais, filmes, palestras e oficinas temáticas. Clique aqui e confira.

No site da Aliança pela Infância www.aliancapelainfancia.org.br é possível conferir alguns destaques de programação.


Comemoração, Dicas, Importância do Brincar, Resgate das brincadeiras tradicionais, Roteiros Culturais